Você tem dor na hora da penetração?

Você tem dificuldades na penetração?? Não consegue ter a penetração do pênis?? Já tentou de tudo e mesmo assim não consegue ter uma relação sexual. Pode ser vaginismo. Mas afinal o que é?

O vaginismo é a contração involuntária da musculatura da vagina. A mulher não consegue ter a penetração porque a vagina dela faz uma contração mesmo sem ela querer.
Exemplo de imagem
Geralmente a causa é abuso sexual na infância ou adolescência. Meninas que foram estupradas ou abusadas sexualmente tendem a desenvolver o vaginismo em uma resposta negativa ao sexo, pois sua primeira experiência sexual foi um trauma.

Outra causa comum é uma educação muito rígida em relação a sexualidade e também a virgindade. Essa educação pode vir dos pais ou pode ser religiosa ou também um conjunto das duas. Crenças como sexo é pecado, tem que casar virgem, se der liberdade ao parceiro ele não vai dar valor e vai te largar, quem faz sexo é puta entre outras, atrapalham muito a vida sexual das mulheres como um todo, mas algumas se deixam afetar mais por elas e então desenvolvem o vaginismo.

Analisar a causa é importante para direcionar o tratamento.

Existe cura para o vaginismo, mas desde que seja tratado multidisciplinarmente com a fisioterapia e a psicologia por ser uma patologia com aspecto físico e emocional.

A psicoterapia geralmente trabalha com a causa do vaginismo, o que ocasionou essa contração intensa da musculatura vaginal, também vai trabalhar com os conceitos sobre sexo que essa mulher recebeu para que ela saiba lidar melhor com seu corpo e sua sexualidade. Essas mulheres fazem a contração por medo do que vai acontecer, provavelmente algo emocionalmente doloroso para essa mulher.

Já a fisioterapia vai atuar na parte física, na musculatura da vagina relaxando essa musculatura que já tem um grau de tensão e que quando se tenta a penetração essa tensão se intensifica. A mulher não consegue ter penetração de nenhum objeto, não é só o pênis, ela não consegue fazer o exame ginecológico ou uma ultrassom intravaginal. Quando há tentativa de penetração essa mulher pode sentir dor não só no momento da tentativa, mas por alguns dias após a tentativa, pois a contração da musculatura é bem intensa.

Os recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia são os dilatadores vaginais, a massagem perineal, a vibração, a eletroestimulação com objetivo de relaxamento da musculatura vaginal.

Então mulheres que tem dificuldades na penetração procure ajuda de um profissional qualificado, de preferencia especialista em sexualidade, pois ele pode resolver seu problema e você finalmente vai parar de sentir dores e também poderá ter uma vida sexual feliz e saudável.

Confira um pouco mais sobre o assunto neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jXxhrjP6yKo&t=72
Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades